Aproveite o feriado de Carnaval para conhecer os museus do Estado 22/02/2019 - 14:30

Os espaços museológicos da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) abrem com horário especial durante o feriado de Carnaval. Essa é uma boa oportunidade para quem fica em Curitiba ou vem à capital de conhecer ou revisitar os museus.

Reaberto ao público recentemente, o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) passou por obras de restauro e foi totalmente remodelado. O público pode conferir de perto o espaço onde morou o artista norueguês Alfredo Andersen, e contemplar parte de sua obra, além da exposição “in situ/em trânsito”, que tem curadoria de Eliane Prolik e Adolfo Montejo Navas. A mostra apresenta um conjunto de 33 pinturas a óleo, 32 desenhos, além de fotografias, documentos e objetos da escola-ateliê do artista.

O MCAA foi totalmente reformulado; horário de funcionamento será normal no sábado e domingo de carnaval.


No Museu Paranaense (MP), o visitante pode conferir o circuito expositivo “Ocupação do Território Paranaense”, que foi totalmente renovado e fica no anexo do museu. São histórias do Paraná contadas por seus principais atores: dos indígenas aos imigrantes, dos conflitos armados às festas populares presentes no Estado. No prédio histórico estão expostas: “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “A cidade e suas ruas: retratos dos personagens de Curitiba”, “Clubes sociais negros do Paraná”, entre outras mostras.

No Museu Paranaense, mostra retrata história do estado.


Quem for ao Museu Oscar Niemeyer (MON) pode visitar as exposições: “Politopos Irregulares – Didonet Thomaz”, “Diáfano – reflexos, transparências e opacidade na obra de Carlos Fajardo”, “Estruturas e Valores – Antonio Arney”, “Nemer | Aquarelas recentes – Geometria residual”, “Bienal 25 anos”, “Pierre Verger”, “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” e “Serguei Maksimishin – O último Império”. Esta última traz imagens da Rússia contemporânea. Uma imersão, por meio de 65 fotografias, em um país de proporções gigantescas.

No MON, uma das mostras é do fotógrafo russo Serguei Maksimishin.


O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) apresenta a exposição “Tempos Sensíveis”, na sala 8 do MON (a sede do centro está temporariamente fechada para reforma e restauro). Com a curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne obras do acervo em que a sensibilidade e a reflexão ficam evidentes. São 96 obras de 79 artistas, entre eles Livio Abramo, Carlos Zilio, Käthe Kollwitz, Poty, Carina Weidle, Luciano Zanette, entre outros. O MAC-PR funciona temporariamente nas salas 8 e 9 do MON enquanto sua sede, no centro de Curitiba, passa por obras de restauro.

Mostra "Tempos Sensíveis", em cartaz no MAC, pode ser visitada durante o carnaval.


Quem passar pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) pode conhecer a exposição “CINEMIS", que traz fotos de filmes clássicos, cartazes de cinema e sinopses de filmes. Um resgate da história cinematográfica a partir do acervo do jornalista e colecionador curitibano Aramis Milarch e do antigo Cine Morgenau. Além da coleção tridimensional do museu, composta por rádios, radiolas, toca-discos, moviolas, câmeras fotográficas e projetores.

No MIS, visitantes podem ver mostra sobre história do cinema.


Já no Museu do Expedicionário (MEXP) é possível ver a exposição permanente que retrata a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de um vasto material histórico com fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações, peças e documentos.

No Museu do Expedicionário, exposição sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.


Confira o horário de funcionamento dos museus da SEEC:


Horários de funcionamento dos museus durante o feriado de Carnaval




Serviço

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.

Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113. Curitiba-PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.

Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.

GALERIA DE IMAGENS