Museu Casa Alfredo Andersen reabre com doação de novas peças 06/05/2021 - 16:51

Na manhã desta quinta, 6, o Museu Casa Alfredo Andersen recebeu a doação de três desenhos e uma pintura da artista Maria Elvira Fraxino. A responsável pela doação foi Rita Maria Pereira Zanoncini, casada com um sobrinho da artista. Ela entregou as obras para Luiz Gustavo Vidal, diretor do MCAA.

Segundo Zanoncini, Maria Elvira “foi uma mulher de vanguarda. Acho que foi uma pessoa que se dedicou à arte”. Daí a importância de que as obras fiquem no MCAA: “minha intenção é doar as obras para que isso fique registrado e para colaborar com a história do Museu e do Paraná”, completou.

Maria Elvira Fraxino

Nascida em 1914, Maria Elvira Fraxino foi aluna de Thorstein Andersen, filho de Alfredo Andersen. De sua geração, todos alunos de Thorstein, também se destacam Helena Mae Wong, Domício Pedroso, Hilary Grhal Passos, Rodolfo Doubeck, Adalice Araújo, entre outros.


Fraxino também foi fundadora da Sociedade Amigos do Alfredo Andersen, contribuindo para a manutenção e expansão do legado do artista. Ela também integrou o Centro Paranaense Feminino de Cultura, ao lado de Hilda Kirchgassner e Hilary Grah.

Uma passagem curiosa de sua vida foi a preparação de Rafael Greca, atual prefeito de Curitiba, para o “Exame de Admissão” da então Escola Normal Secundária, fruto da amizade entre as famílias Greca e Fraxino. A passagem é relatada pelo próprio Greca em seu livro de memórias.

Maria Elvira Fraxino faleceu em 2002.

Reabertura

O Museu Casa Alfredo Andersen estará de portas abertas a partir de sábado, dia 8 de maio. Os visitantes poderão visitar a exposição permanente, com obras do próprio Alfredo Andersen, no primeiro piso. “É ótimo reabrir o Andersen recebendo essa doação de seus discípulos, o que é um marco”, comenta Luiz Gustavo Vidal. As três pinturas não irão diretamente para a exposição, mas integrarão o acervo do Museu.

SERVIÇO

MCAA
Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba/Paraná
Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Entrada gratuita
www.mcaa.pr.gov.br/

GALERIA DE IMAGENS