• Detalhe pintura Aredores de Curitiba
  • Detalhe pintura Duas Racas
  • Detalhe pintura Entrada Barra Sul Por do Sol
  • Detalhe pintura Mulher Desconhecida
  • Detalhe pintura Paisagem com Lírios
  • Detalhe pintura Paisagem Paranaense

Notícias

12/03/2019

Museu Casa Alfredo Andersen abre inscrições para 13 cursos de arte

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) abre nesta quarta-feira (13) as inscrições para os cursos do primeiro semestre de 2019 em diversas técnicas artísticas — as aulas iniciam na semana de 18 de março. Os interessados devem procurar a sede do museu, na Rua Mateus Leme, 336, Centro, para realizar a matrícula, levando um documento com foto e comprovante de residência.

MCAA

Neste ano, além da ampliação da grade, de três para 13 cursos, o museu triplicou o número de vagas (são 465 no total) e inaugura, também, o conceito da Academia Alfredo Andersen (Academia AA), em uma proposta de promover e disseminar a reunião de artistas e técnicas, ampliando e aprofundando a formação de artistas.

Além das tradicionais aulas de Pintura (que terá como professores os renomados artistas Osmar Carboni, Luiz Lavalle e Francisco Borges Laranjal), Desenho (com Luiz Lavalle e Marciel Conrado, expoente do grafitti em Curitiba) e Cerâmica (com as ceramistas Juliana Pimenta e Janine Schoenfelder), a Academia AA vai oferecer para a comunidade os seguintes cursos: Serigrafia em Azulejos (com Sérgio Moura); Arte Botânica – Oficina em Lápis de Cor (com Celine Bini); Croquis Urbanos (com Guilherme Novak); Aquarela (com Franciso Borges Laranjal); Objetos em Concreto (com Marta Melo); História da Arte (com Sabine Feres e Renan Batist Archer); Fotografia (com Christian Schönhofen); Oficina de Arte Urbana (com Marciel Conrado) e Literatura (com Patricia Lima Medcalf).       

Pintura em Família

Outra novidade dentro da grade é o curso Literarte, que vai mesclar aulas de literatura com oficinas de arte (intercalando os docentes Luiz Lavalle e Patricia Medcalf). Essa é uma das oficinas que serão ministradas no segundo andar da Academia AA, em uma das novas salas de aula abertas no espaço.

Além disso, um dos horários das aulas de Pintura (às quintas-feiras, das 18h30 às 21h45), será dedicado para o curso Pintura em Família, focado na participação de familiares, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre pais e filhos, cônjuges, irmãos, entre outros.

"Alfredo Andersen foi um grande mestre e seu sonho era criar uma escola de arte acessível à comunidade. Com a ampliação na oferta de novos cursos, o sonho de Andersen é reavivado. Modalidades como aquarela, arte urbana, serigrafia em azulejo e croquis urbanos atraem um novo perfil de aluno — o que é fundamental para a ativação do museu e sua relação com a cidade",  ressalta o diretor do MCAA, Luiz Gustavo Vidal Pinto.

Horários

 Para facilitar o acesso da comunidade, a Academia AA promove cursos nos períodos da manhã (9h às 11h45), tarde (14h às 17h) e noite (18h30 às 21h45). Haverá, ainda, uma opção de aula aos sábados pela manhã, ministrada por Marciel Conrado, do curso Desenho – Caminhos para uma linguagem autoral. Com os novos cursos e horários, o número de vagas foi triplicado, o que ajudará a diversificar o perfil do público que frequenta o local.

 Confira todos os detalhes dos horários na tabela da grade horária.

Serviço:

Cursos Academia Alfredo Andersen

Inscrições: a partir de 13 de março (confira a tabela da grade horária), na sede do museu (Rua Mateus Leme, 336, Centro). Telefone: (41) 3222-8262.

Aulas: de 18 de março a 12 de julho.

Investimento: R$100 mensais; o curso de Serigrafia em Azulejo tem o valor de R$150, que já contempla o material utilizado na aula.

Documentos necessários: comprovante de residência e documento com foto.

Número de vagas: 15 por turma (total de 465 vagas). *As turmas serão abertas com um quorum mínimo de cinco pessoas.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura (SEEC)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.