Academia Alfredo Andersen lança projeto para imersão de artistas do Interior do Paraná 21/07/2023 - 09:44

A Academia Alfredo Andersen, espaço anexo ao Museu Casa Alfredo Andersen, deu início ao projeto ArtCamp, iniciativa que tem como objetivo a difusão e imersão técnica e cultural de artistas visuais do Interior do Paraná. A ação proporciona uma jornada técnica pelos equipamentos culturais e museais na Capital, com enfoque na montagem museológica, expografia, iluminação, curadoria e pesquisa.

O piloto do projeto contou com a participação de 11 artistas da cidade de Campo Mourão, no Centro-Oeste. Durante três dias intensos, na semana passada, eles tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes os principais espaços culturais paranaenses, a partir do Museu Casa Alfredo Andersen. Entre as atividades, programação e visitação ao Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Centro Juvenil de Artes Plásticas e ao Centro Cultural Teatro Guaíra.

“A pandemia trouxe um impacto significativo para a área cultural, especialmente nas cidades de menor porte, como Campo Mourão, que conta com cerca de cem mil habitantes. No contexto das artes visuais, a situação torna-se ainda mais complicada, pois os artistas visuais tendem a se recolher em seus ateliês e em suas casas, quando não há estímulo e incentivo. Diante desse cenário, é fundamental provocar e estimular o surgimento de novas expressões artísticas”, afirmou Roberto Cardoso, secretário da Cultura de Campo Mourão.

A ideia, de acordo com Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, é inovar e descentralizar as ações culturais. “Esse acantonamento possibilita aos artistas uma visão mais ampla do cenário cultural, o conhecimento sobre como o Estado se posiciona no cenário nacional e internacional das artes visuais e, por fim, proporcionar a colocação em prática do conhecimento aqui adquirido, tornando-os mais exigentes na construção e na amostragem de seus trabalhos”, complementou.

Dentre as demandas estaduais para atender os municípios menores e o Interior do Estado, o projeto se destaca na mobilização por promover vivências e acompanhamentos na produção cultural do Paraná. Os municípios interessados em participar do projeto ArtCamp podem se inscrever entrando em contato com o setor educativo do Museu Alfredo Andersen pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.


SOBRE O MUSEU – Localizado em Curitiba, o complexo Alfredo Andersen, formado pelo Museu Casa e Academia Alfredo Andersen, é uma instituição do Governo do Paraná que preserva e difunde a obra do pintor norueguês, considerado um dos principais representantes da arte paranaense. O museu possui um acervo composto por diversas obras de Andersen e também abriga exposições temporárias de artistas contemporâneos, promovendo o diálogo entre diferentes expressões artísticas.

GALERIA DE IMAGENS