Artistas residentes do MCAA montam exposição em Telêmaco Borba 11/05/2021 - 15:49

Logo antes da pandemia se estabelecer e afetar as rotinas de boa parte do mundo, as artistas Bárbara Haro e Luiza Urban fizeram parte do programa de residência no Museu Casa Alfredo Andersen. Ao longo do mês que lá passaram puderam aprofundar estilos e propostas estéticas. O resultado da experiência, somado à produção durante o isolamento, é a exposição Limiar, que será aberta no dia 18 de maio, no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado, na Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação de Telêmaco Borba.

Segundo Luiz Gustavo Vidal, diretor do MCAA, “o projeto de residência artística é muito importante para o Museu, que deixa de ser estático para ter a participação de artistas. Como o complexo do Andersen tem a academia, na parte de trás, os alunos que circulam pelo espaço têm a possibilidade de ver um artista profissional trabalhando e criando. Isso incentiva os alunos e demonstra o processo criativo”.

Drica Andrade, técnica superior em Artes e Cultura da Secretaria de Cultura de Telêmaco Borba, relata “a satisfação de conhecer as artistas Barbara Haro e Luiza Urban é algo ímpar. Galgar pelo universo da arte e do processo criativo que essas duas ‘meninas artistas’ empreendem é magnífico”. Ela depois completou: “Nesses tempos de sofrimento, de perdas irreparáveis, em que a pandemia impera com seu temor e tristeza; temos o dever, enquanto agentes culturais, de fomentar mais que nunca a arte e a cultura”.

Limiar

A exposição é uma fusão de pequenos retratos individuais. Bárbara produziu Paisagens de Quarentena, que são 15 telas de paisagens em pequenos formatos, enquanto Luiza entrega Versus X, 10 outras pinturas, também pequenas, de temas abstratos. “A exposição como um todo vai criando uma potência pela quantidade”, conta Luiza, enquanto Bárbara complementa: “a exposição inteira são só dois trabalhos, em pequeno formato”. Uma proposta, enfim, tão minimalista quanto ambiciosa.

Paisagens de Quarentena – composta por várias pinturas que retratam o meu isolamento social no decorrer de 2020. Desenvolvida a partir de fotografias tiradas da vizinhança através do ponto de vista da casa, a série expõe os mesmos cenários e perspectivas no decorrer de um ano inteiro, trazendo mudanças na paisagem conforme o tempo passa.

Versus X – debruça-se sobre a pesquisa da cor e suas possíveis configurações em que a composição geométrica prevalece. A partir da gradação tonal, cria-se uma forma e um fundo e o volume se confunde, podendo tanto abrir uma porta, como estar em primeiro plano, em volume positivo.

A exposição Limiar integra a Semana Nacional dos Museus, cujas atividades iniciam no dia 17 de maio.

SERVIÇO

Exposição Limiar
Casa da Cultura - Centro Cultural Eloah Martins Quadrado - Av. Chanceler Horácio Laffer, 1160 - Centro, Telêmaco Borba - PR
Entrada gratuita (cumprindo o decreto sanitário vigente)
https://exposicaolimiar.wixsite.com/limiar

GALERIA DE IMAGENS