Sobre
O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) é uma instituição administrada pelo poder público estadual, vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC).
O MCAA tem sua origem na Sociedade de Amigos, criada por pessoas que conviveram com Alfredo Andersen e o admiravam. A sociedade, instituída em 3 de novembro de 1940, tinha como principal objetivo criar na edificação onde Andersen viveu e trabalhou como artista e educador (localizada na Rua Mateus Leme, 336, do bairro São Francisco) uma unidade museológica para preservação de sua obra e que desse continuidade aos seus ideais. A partir disso, em 1947 o deputado estadual Rivadávia Vargas formalizou uma proposta ao Poder Público para dar início a um processo de desapropriação do imóvel para ser utilizado para a preservação da memória de Andersen. Essa proposição foi concretizada em 1959, com a abertura da Casa de Alfredo Andersen – Escola e Museu de Arte. Em 1979, a instituição passou a ser denominada Museu Alfredo Andersen.
Antes de ser a sede do museu, a edificação abrigou diferentes instituições. Foi originalmente construída para o funcionamento de uma sociedade recreativa alemã, depois se transformou em residência, ateliê e escola de artes de Alfredo Andersen, e de 1935 a 1964 foi a residência, ateliê e escola de artes de seu filho, Thorstein Andersen. Durante anos, Thorstein manteve as funções do espaço estabelecidas por seu pai, mas ampliou a edificação para torná-la mais apta às suas próprias necessidades. A construção, desapropriada e restaurada parcialmente em 1959, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1971. O espaço foi restaurado em 1989 e, mais recentemente, em 2018 houve uma revitalização completa para preservação e melhoria do museu.
A estrutura do Museu Casa Alfredo Andersen é composta por duas unidades, a casa do artista, atualmente nomeada Museu Casa, e pelo anexo denominado Academia Alfredo Andersen, onde também abriga a administração da instituição. Assim, utiliza-se a terminologia Complexo Alfredo Andersen, para representar a formação dessas unidades, Museu Casa e Academia Alfredo Andersen.
Conheça também: Estrutura e Setores (colocar botões)
DIREÇÃO
Administra todos os setores do museu. O cargo de diretor é desempenhado por um profissional da área de Artes Plásticas ou Arte-educação designado pela Secretaria de Estado da Cultura.
SOCIEDADE AMIGOS DE ALFREDO ANDERSEN
Entidade autônoma que tem como objetivos principais cultuar a memória de Alfredo Andersen e oferecer suporte ao MCAA nas suas mais diversas atividades.
CONSELHO CONSULTIVO
Grupo de pessoas radicadas no Paraná com conhecimento nos campos artístico e cultural selecionado pela direção do MCAA para auxiliar nas decisões administrativas do museu.
ASSESSORIA TÉCNICA
Auxilia a direção nas suas funções e no desenvolvimento das atividades de cunho legal e administrativo.
EQUIPE TÉCNICA
Responsável pelas ações da área técnica de museologia do MAA. Compreende os setores: Coordenação de Acervo e Documentação, Coordenação de Arte-Educação e Biblioteca Max Conradt Júnior.
EQUIPE ADMINISTRATIVA
Responsável pelos serviços de expediente, secretaria e pela gerência das atividades de limpeza e segurança dos espaços físicos do museu. Compreende os setores: Administrativo, Apoio e Segurança.
ATELIÊ DE ARTE
Responsável pela residência artística, pela realização de oficinas de artes visuais voltadas para pessoas acima de 18 anos e pela organização de seminários e palestras.
• Thorstein Andersen ___________1959 - 1962
• Ivany Moreira ________________1962 - 1970
• Fernando Calderari ___________1970 - 1971
• João Osório Brzezinski ________1971 - 1977
• Icléia Guimarães Rodrigues ____1977 -1983
• Luiza Helena Barreto Leite _____1983
• Clarete de Oliveira Maganhotto _1983 - 1986
• Eliane Prolik ________________1986 - 1987
• Carmem Carini ______________1987-1991
• Eliana Moro Réboli ___________1991 - 1994
• Suzana Lobo________________1995 - 1997
• Amarilis Puppi _______________1998 - 2002
• Roseli Fischer Bassler ________ 2003 - 2010
• Ronald Simon _______________2011 - 2015
• Débora Maria Russo__________ 2015 - 2019
• Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto ___________ 2019 - Atual