Estrutura
Museu Casa
A casa histórica de Alfredo Andersen, hoje transformada em Museu Casa, abriga em seu interior um espaço para exposição de longa duração localizado no piso inferior e outro para exposições temporárias em seu segundo pavimento.
O espaço designado à exposição de longa duração é constituído por 6 salas que anteriormente eram cômodos da casa do artista. Com a reforma, estas salas foram adaptadas com o intuito de melhorar sua aparência visual e dar suporte para a exposição com a instalação de iluminação expográfica, paredes expositivas, vitrine suspensa instalada no hall de entrada e elementos expográficos, contando com uma parede multimídia onde duas telas reproduzem continuamente imagens do acervo do museu.
No segundo piso, a planta original foi modificada de modo a criar um novo circuito, a partir de paredes expositivas que nos guiam ao longo deste segundo espaço, designado a outros objetos e fotos de Andersen, às exposições temporárias e maquete tátil de algumas obras para que seja trabalhada a acessibilidade de pessoas com baixa ou nenhuma visão e totens que emitem áudio descrição das obras para pessoas surdas e legendas em braile.
Academia Alfredo Andersen e Anexo Administrativo
O anexo, projetado pelo arquiteto curitibano Abrão Anis Assad, foi construído entre 1988 e 1989, durante uma das restaurações do edifício histórico, e possui quatro pavimentos que abrigam a administração do museu, a reserva técnica, a coordenação de acervo e documentação, o auditório e os ateliês, onde são desenvolvidas atividades da Academia.
A edificação foi construída em linguagem arquitetônica moderna, em concreto armado e paredes de alvenaria. As fachadas são compostas por grandes panos de vidro modulado, sem consonância com a estrutura de concreto. Diferentemente do edifício sede, entretanto, o anexo não é tombado como patrimônio edificado. Em 2018, entre as diversas alterações e manutenções que houveram no museu e no anexo, houve a inclusão de um elevador para proporcionar acessibilidade universal em todo o complexo, a inclusão de sanitários acessíveis no edifício anexo e também a sua ampliação aos fundos do lote.