Pesquisa e Acervo
O Museu Alfredo Andersen é um museu de caráter biográfico cujo acervo é constituído por cerca de 400 peças, que podem ser classificadas como objetos artísticos ou históricos.
A maior parte do acervo é composta por obras, estudos, objetos pessoais e de trabalho de Alfredo Andersen. A outra parte é composta por obras de seus discípulos, objetos e trabalhos que remontam à escola de arte de Thorstein Andersen e obras de arte em gravura e cerâmica criadas por artistas brasileiros na segunda metade do século XX.
A maioria das obras e objetos de Andersen, seu filho e discípulos foi adquirida por compra ou doação. A maioria dos objetos em cerâmica foi doada ao museu após a realização das diferentes edições do Salão Paranaense de Cerâmica – promovido bienalmente pelo Museu Alfredo Andersen. As gravuras foram doações de artistas ou das famílias de artistas ao museu.
O Museu Alfredo Andersen ainda mantém sob guarda, em regime de comodato, um lote de obras relacionadas a Andersen, discípulos e artistas locais de significativa produção plástica na primeira metade do século XX, e que são de propriedade da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e da Fundação Assistencial Honorina Valente.
E, além do rico acervo, o Museu Alfredo Andersen vem incentivando a pesquisa e a cultura. Para tanto, o Museu disponibiliza seus documentos, biblioteca e reservas técnicas para consultas de pesquisadores, professores e estudantes que se interessam em compreender a história do artista.
Para solicitar atendimento para sua pesquisa, entre em contato.
Como pesquisar?
Pesquisas e consultas ao acervo podem ser agendadas junto ao Setor de Pesquisa e Documentação do museu por meio doa e-mails marciack@seec.pr.gov.br ou educativomcaa@gmail.com. Para dúvidas, sugestões ou outras informações, entre em contato pelo telefone (41) 3323-5139 e solicite o Setor de Pesquisa.
Seja um pesquisador voluntário, entre em contato por meio do e-mail marciack@seec.pr.gov.br.