Um guia prático sobre o uso de argila silvestre

“Guia Prático para Uso de Argila Silvestre” será lançado no Museu Casa Alfredo Andersen na próxima terça. Foto: Divulgação Inara Vidal

Um guia prático sobre o uso de argila silvestre

Inara Vidal (2025)

Esta cartilha digital é resultado de uma pesquisa imersiva no campo da cerâmica artística, com ênfase no estudo e aplicação da argila silvestre. A investigação teve como ponto de partida uma residência artística na Casita Azul-Casa de Artistas, uma escola de cerâmica localizada em Bariloche, na Patagônia Argentina. Durante essa experiência, sob a orientação da professora, artista e pesquisadora Eliana Toppetti, foi possível explorar práticas locais ancestrais e conhecimentos técnicos especializados. Este caderno de pesquisa e criação compõe a contrapartida social do projeto "Territórios del Barro" contemplado no Edital Mobilidade 1- 2024, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
​​
​​​​A Patagônia, com sua geodiversidade singular, abriga solos argilosos amplamente utilizados em processos artísticos e sustentáveis. A  pesquisadora buscou aprender com esses saberes na intenção de adaptá-los ao contexto brasileiro, estabelecendo um intercâmbio cultural e técnico enriquecedor. Esse processo permitiu não apenas a experimentação prática com diferentes tipos de argila, mas também a reflexão sobre a relação entre a matéria "barro" e territórios, ampliando o olhar sobre as potencialidades deste material na arte contemporânea e na consciência ambiental.

Confira a cartilha completa  AQUI .