Estudantes da PUCPR criam site imersivo que permite visita guiada pelo MCAA 03/09/2021 - 17:01

Alunos de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) produziram um site imersivo, que permite conhecer o Museu Casa Alfredo Andersen virtualmente. O "Museu em Casa" foi criado para aqueles que querem conhecer o Andersen sem precisar sair de casa. 

O trabalho é resultado da disciplina de Jornalismo Imersivo, ministrada pelos professores Renan Colombo, Luana Navarro e Rafael Oliveira. Nela os alunos receberam a proposta de criar algo que interagisse com os leitores, que fosse imersivo para aqueles que estivessem do outro lado das telas e que quisessem conhecer um pouco mais sobre o espaço. 

Com uma câmera 360°, os alunos Andressa Carvalho, Alex Secco, Carla Tortato, Felipe da Fonte e Laís da Rosa exploraram o local. Depois, essas fotos foram colocadas em um sistema que permite a navegação pelo espaço virtual. Em seguida, os alunos gravaram os áudios e editaram para inserir nas fotos 360°. Depois de prontos, os recursos ficaram disponíveis no site, que a própria equipe produziu. 

No site imersivo, os leitores podem conhecer um pouco mais da história do museu e do próprio Alfredo Andersen, além de informações técnicas sobre algumas obras do pintor. Também é possível conhecer o ateliê de pintura, onde acontecem diversas oficinas. A visita guiada possui áudios da coordenadora do museu, Cristiane Kusmann e da aluna Laís da Rosa, que fornecem informações mais detalhadas do espaço. 

Entre no site https://museuemcasa6.wixsite.com/jornalismoimersivo e visite de casa o Museu Casa Alfredo Andersen