MCAA promove live sobre pinturas com o artista João Paulo de Carvalho 14/04/2021 - 14:32

O Museu Alfredo Andersen irá promover na próxima sexta-feira (23) uma live com o artista visual, pintor, ilustrador e professor João Paulo de Carvalho. O encontro virtual acontecerá das 10h30 às 12h no canal do YouTube do MCAA e será mediada pelo artista visual e orientador do ateliê de pintura e desenho do Museu, Lavalle. 

O bate-papo estará aberto para todo o público e tem como objetivo mostrar o processo de um artista contemporâneo que utiliza a pintura como linguagem, além de divulgar e prestigiar os trabalhos de Carvalho. “A pintura do ambiente interno, da cor, dos objetos de casa, animais domésticos, do entorno da casa, entre outros elementos”, diz Lavalle, tem relação com o que os alunos estão desenvolvendo em suas oficinas.

Carvalho reitera que participar do ateliê do MCAA no início de sua carreira, onde também chegou a dar aulas, foi importante para desenvolver melhor a produtividade e a criatividade. “Enquanto eu tinha aulas teóricas nas Belas Artes, usava o espaço do ateliê para praticar e produzir”, diz.

Atualmente Carvalho possui um projeto chamado Atelie39, que conta com a colaboração de Ana Beatriz Artigas e Raro de Oliveira. O ateliê é um espaço de produção e de aulas de artes. 
Entre as dicas que Carvalho sugere para artistas iniciantes que estão produzindo em casa e não estão conseguindo utilizar espaços como os dos ateliês estão: “na medida do possível, preparar um espaço adequado para trabalhar com liberdade e adaptar projetos à realidade, ao que o espaço permite”, finaliza o artista. 

Em suas produções, Carvalho busca entender de que forma questões contemporâneas, principalmente sobre as relações entre o sujeito e o lugar, podem ser abordadas nas linguagens de desenho, pintura e instalação. Quem participar da live poderá conhecer técnicas, processos e conceitos ligados à pintura.

Serviço:
Live com o artista João Paulo de Carvalho
Onde: Canal do YouTube do MCAA
Data e horário: 23/04, 10h30

GALERIA DE IMAGENS