Pesquisa e Acervo

O Museu Alfredo Andersen é um museu de caráter biográfico cujo acervo é constituído por cerca de 400 peças, que podem ser classificadas como objetos artísticos ou históricos.

A maior parte do acervo é composta por obras, estudos, objetos pessoais e de trabalho de Alfredo Andersen. A outra parte é composta por obras de seus discípulos, objetos e trabalhos que remontam à escola de arte de Thorstein Andersen e obras de arte em gravura e cerâmica criadas por artistas brasileiros na segunda metade do século XX.

A maioria das obras e objetos de Andersen, seu filho e discípulos foi adquirida por compra ou doação. A maioria dos objetos em cerâmica foi doada ao museu após a realização das diferentes edições do Salão Paranaense de Cerâmica – promovido bienalmente pelo Museu Alfredo Andersen. As gravuras foram doações de artistas ou das famílias de artistas ao museu.

O Museu Alfredo Andersen ainda mantém sob guarda, em regime de comodato, um lote de obras relacionadas a Andersen, discípulos e artistas locais de significativa produção plástica na primeira metade do século XX, e que são de propriedade da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e da Fundação Assistencial Honorina Valente.

E, além do rico acervo, o Museu Alfredo Andersen vem incentivando a pesquisa e a cultura. Para tanto, o Museu disponibiliza seus documentos, biblioteca e reservas técnicas para consultas de pesquisadores, professores e estudantes que se interessam em compreender a história do artista.

Para solicitar atendimento para sua pesquisa, entre em contato.

Como pesquisar?
Pesquisas e consultas ao acervo podem ser agendadas junto ao Setor de Pesquisa e Documentação do museu por meio do e-mail marciack@secc.pr.gov.br. Para dúvidas, sugestões ou outras informações, entre em contato pelo telefone/fax: (41) 3222-8262 - Telefone (41) 3323-5148 e solicite o Setor de Pesquisa.

Seja um pesquisador voluntário, entre em contato por meio do e-mail marciack@secc.pr.gov.br

Acervo MCAA