Ulisses Malanski - Museu Alfredo Andersen 2009

O pintor indigenista Silvio Rocha abre neste sábado, dia 18, no Hall da Câmara Municipal em Cruzeiro do Oeste, a exposição itinerante de pinturas sobre a etnia e os costumes dos índios Xetás no Paraná. Na ocasião serão apresentadas 20 telas à óleo e um audiovisual que descrevem e resgatam a cultura e os costumes dos índios Xetá. Além disso, será montado um painel que contará com a interatividade do público. Esse mesmo painel será montado em cada município e só ficará completo no encerramento da última exposição.

Após dois anos de pesquisa, o pintor revela com seu trabalho os costumes e a tragicidade do etnocídio praticado contra os indígenas no anos 40 e 50 do século passado. Atualmente, a tribo Xetá conta com cerca de 100 indivíduos descendentes no estado. A exposição itinerante vai percorrer as principais cidades onde era o "habitat" desses antigos povos, iniciando pelo município de Cruzeiro do Oeste, o grande entroncamento rodoviário, conhecido como “picadão” e rota de conquistadores e de povos indígenas. Em seguida a exposição vai percorrer as cidades de Douradina, Umuarama, Nova Olímpia, Iporã, Guaíra, Tapejara, Cianorte, Campo Mourão, Curitiba e encerra dia 26 de novembro em Guarapuava. A mostra permanecerá durante 15 dias em cada município.

Veja aqui a bandeira do Parana