Museu Casa Alfredo Andersen é cenário de romance curitibano e recebe autor para declamação 08/04/2025 - 12:21

Na última semana, o Museu Alfredo Andersen recebeu o escritor curitibano Caetano Negrão para uma declamação de parte de seu livro “Todo um céu azul”, que se passa no MCAA. Por se tratar de um protagonista também curitibano que percorre vários lugares da capital paranaense, Caetano utilizou suas próprias memórias para montar cenários significativos para o livro. Dentre eles, escolheu o Museu Casa Alfredo Andersen como lugar para o protagonista João sonhar acordado, tornando a visita ao museu uma imersão artística.

O romance  “Todo um céu azul”, lançado em 2024 pela editora independente Patuá, segue o protagonista e narrador João. Com a vontade de jogar luz sobre sua trajetória de vida, o narrador atravessa as décadas de 1990 e 2000 construindo e destruindo relações. Como se observasse sua vida como um terceiro, João mergulha em reflexões profundas sobre suas vivências, vontades, perdas e ganhos. 

“O Museu Alfredo Andersen sempre foi acolhedor. Eu lembro de visitar com meus amigos e sentir que ele era um espaço acessível para nós”. Apesar do romance ser uma mescla entre realidade e ficção, Caetano destaca que a escolha de incluir o MCAA no livro foi pelo impacto pessoal que o museu teve na adolescência do autor. “O espaço aqui permite você se conectar, e quando eu era adolescente e visitava o Museu Alfredo Andersen, sentia que estava visitando a casa de alguém, algo próximo e receptivo. Faz muito sentido terem adicionado ‘casa’ ao nome do museu”, afirma.

SOBRE O AUTOR - Caetano Negrão nasceu em Curitiba em 1989. Escritor e professor, o curitibano também já atuou nas áreas de música, teatro, tradução e poesia. O trabalho em prosa se intensificou a partir dos 23 anos, ao iniciar os primeiros trabalhos em ficção e outros formatos. Após a publicação de “O Menino” (Ed. MestreSala) em 2017, decidiu formar-se como romancista. Em 2020, começou o trabalho em “Todo um Céu Azul” , que em 2025 entra para o circuito de literatura e poderá concorrer ao Prêmio Jabuti, Sesc de Literatura, entre outros.

VISITAS GUIADAS - Para ter uma experiência completa de imersão no Museu Casa Alfredo Andersen, o setor educativo promove visitas guiadas ao espaço. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen e em exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro, apresentação da Academia Alfredo Andersen e de seus cursos.Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos.

Os horários disponíveis para visita guiada são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agendamentos devem ser marcados pelo email: educativomcaa@gmail.com

 

GALERIA DE IMAGENS