Em cartaz
Segredo da Cor
O Museu Casa Alfredo Andersen apresenta até 15 de novembro a exposição "Segredo da Cor", uma coleção de obras da artista Cecifrance Aquino, que explora a brasilidade e a temática antirracista. Na exposição já em cartaz, Cecifrance, natural do Rio de Janeiro, deixa a abstração de seus antigos trabalhos para pintar o figurativo de suas vivências e imaginários coletivos brasileiros.
Com curadoria do artista plástico Lavalle, entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista.
Outro destaque da exposição é a releitura da obra "Duas Raças", de Alfredo Andersen, convidando o público a refletir sobre os significados das cores da pele. Explorando outras facetas, a exposição também abraça símbolos da brasilidade, como o cachorro caramelo, a espada de São Jorge e o chão de caquinhos, que remetem ao cotidiano do Brasil.
Serviço:
Essência em Preto e Branco - Mostra individual da artista Leila Versetti
Curadoria: Lavalle
Em cartaz até 19 de janeiro de 2025
Sala Rotativa
Museu Casa Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme, 336, Centro – Curitiba
Acervo Andersen
O museu é a “casa” de uma inestimada coleção do pai da pintura paranaense, contendo, além de pinturas, objetos do pintor e seu ateliê original. Entre os destaques está o retrato de Olímpia Carneiro (1902), pintura a óleo de 176 centímetros de altura.