Exposições passadas
Apresentando os Gêneros da Pintura pelas Obras de Alunos de Andersen
Com curadoria da professora e pesquisadora Rosemeire Odahara, a exposição apresenta a influência de Andersen sobre gerações de artistas paranaenses, comparando o seu conteúdo a uma aula de arte por ser estruturada em alguns gêneros de pintura ocidental.
Entre os discípulos de Andersen abordados nessa mostra estão Theodoro De Bona, José Daros, Rodolpho Doubek, Raimundo Lewin Jaskulski, Maria Amélia D’Assumpção, Waldemar Curt Fre Andesleben e Thorstein Andersen, o filho mais velho do pintor.
Maria Bueno, entre tantas outras
Figura ícone do imaginário curitibano, Maria Bueno ganhou uma exposição que celebra a memória dela no Museu Casa Alfredo Andersen. A mostra “Maria Bueno e tantas outras” propõe um diálogo entre o retrato que o próprio Andersen pintou de Maria Bueno com apropriações de seis artistas curitibanos.
Os artistas convidados para produzir obras que remetem à Maria Bueno foram André Malinski, Claudia Lara, Giovana Casagrande, Leila Alberti, Rafael Codognoto e Emerson Persona, que também assina a curadoria da exibição.
Papel Moeda
Sob curadoria e orientação do professor da Academia Alfredo Anderser e artista plástico Lavalle, as obras de 25 alunos do curso de pintura exploram suas referências individuais sob a mais recente cédula do Banco Central como tela.