Alunos da Academia Alfredo Andersen exploram a convergência entre pintura e gravura na exposição "Entre Meios" 15/05/2024 - 18:15

Nesta quinta (16), 19h, a Academia Alfredo Andersen, vinculada ao Museu Casa, abre no Museu Guido Viaro a exposição “Entre Meios”, fruto dos trabalhos dos 25 alunos da Oficina de Pintura, sob a curadoria do artista e professor Lavalle. Separada em duas fases, a mostra mergulha no trabalho entre as técnicas híbridas da pintura e a gravura, explorando influências diversas.

Ao longo do primeiro e segundo semestre de 2023, Adriana Joaquim, Ainodesain, Alex Teleginski, Carmen Cidral, Claudete Farhat, Claudia Anacleto, Cláudia Guimarães, Elo Fenato, Franklin Leite, Hilda Hanauer, Kézia Talasin, Livia Deboni, Luciá Consalter, Mara Mello Matheus Coleto, Miriam Saad, Neto Rickli, Nori Roseira, Regina Oleski, Rocio Torres, Rosângela Pozzobom, Sonia Romaniuk, Solange Garani, Silvia Serbena e Thales Bispo buscaram suas próprias vozes artísticas, contribuindo para um diálogo rico e dinâmico entre passado e presente, entre gravura e pintura.

A primeira fase da exposição celebra mestres gravadores como Poty Lazzarotto e Oswald Goeldi, cujas obras exploram a xilogravura. Os alunos absorveram essas influências e as transpuseram para o campo da pintura, experimentando diferentes materiais como linóleo, chapas de MDF, EVA e isopor. Essa etapa resultou na criação de matrizes alternativas, permitindo que cada aluno desenvolvesse sua própria linguagem artística, enraizada na tradição mas com um olhar contemporâneo.

Já a segunda fase mantém o foco nas possibilidades matéricas da pintura, explorando processos de gravação e manipulação química das superfícies. Nela, os alunos foram inspirados por artistas surrealistas como Max Ernst, explorando técnicas de frotagem, oxidação e raspagem. Artistas brasileiros contemporâneos como Daniel Senise e José Bechara foram referências cruciais nessa jornada criativa, estimulando os alunos a experimentar com a textura, o desgaste e a sobreposição de elementos e expandindo as fronteiras entre pintura e gravura.

“O público vai poder observar a experimentação artística do grupo e a fluidez entre técnicas, nos fazendo pensar sobre os limites conceituais e processuais dessas linguagens”, diz o curador, Lavalle, que conceitua os potenciais estéticos apresentados em "Entre Meios".

Abertura: 16 de maio, às 19h

Em cartaz até 22 de junho