Artista residente do Andersen faz exposição individual em Telêmaco Borba 09/05/2022 - 15:38

Marafigo, artista plástico residente no Museu Casa Alfredo Andersen, está levando sua exposição “Iluminuras: uma poética do cotidiano” para o Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba como parte dos eventos da 20ª Semana Nacional de Museus. O artista é também um dos ex-alunos do ateliê de pintura do MCAA. A exposição abre na segunda-feira, 16 de maio.

Para essa exposição, além de expor as obras que contemplam o acervo expográfico das Iluminuras, Marafigo irá apresentar de forma inédita parte do seu processo criativo, expondo um dos seus cadernos, que serve de suporte para seus estudos, criações e devaneios.

Iluminuras
As Iluminuras são pinturas decorativas aplicadas aos capitulares – aquelas letras maiúsculas em destaque no início de capítulos de livros. Elas são consideradas um trabalho de exímio artífice, devido a seu refinamento e detalhismo.  Marafigo sequestra o termo para criar “imagens iluminadas de ambientes pouco visitados que, inesperadamente, se mostram como possíveis refúgios para uma reflexão silenciosa”.

“Os estudos se destinam basicamente à confecção de obras pensadas para demonstrar que existe vida até em simples objetos inanimados”, comenta Luiz Gustavo Vidal, diretor do Complexo Alfredo Andersen. Marafigo reforça que podem ser “pessoas e objetos, nos quais vi peculiaridades que julguei inusitadas, e os retratei sem interferir no seu estado original”.

As pinturas da exposição foram produzidas durante a residência artística no ateliê Museu Casa Alfredo Andersen, em Curitiba, entre dezembro de 2021 e março de 2022. A exposição recebe visitantes a partir da sua abertura, que ocorre na segunda-feira, dia 16 de maio.

Data: 16/05/2022 até 18/06/2022
Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba – Paraná. Horário: 8h às 11h30 – 13h às 17h30. Entrada franca.