Desfile de marca autoral paranaense encerra residência artística da H-AL no Museu Casa Alfredo Andersen 29/09/2025 - 09:21

Na última terça (23), o Museu Casa Alfredo Andersen se transformou em palco para o desfile “Transitória”, encerramento da residência artística da dupla H-AL. Com 180 convidados, os corredores do MCAA foram lotados de pessoas para celebrar o evento que também marcou os 18 anos de atuação dos estilistas Alexandre Linhares e Thifany F.
Durante dois meses a dupla se instalou no ateliê da Academia Alfredo Andersen para criar esta coleção exclusiva. No projeto de residência, eles propuseram desenvolver peças que refletissem sobre a transitoriedade, o amadurecimento, o fluxo da vida urbana e a individualidade. Para isso, recebiam voluntários para participar do processo de forma prática, como modelo para as roupas, mas também de forma subjetiva, declamando poemas, músicas e conversando com os estilistas para os inspirar.
Neste período, Alexandre e Thifany receberam mais de 20 pessoas que auxiliaram no processo de criação. Dessa forma, eles se dedicaram a costurar, bordar e modelar diretamente sobre os corpos de participantes da comunidade artística que circulavam pelo espaço. Como resultado, o desfile apresentou 33 peças inéditas em 18 modelos de corpos diversos.
Entre modelos e plateia estavam presentes Luciana Pereira Casagrande, secretária estadual da cultura; Luís Gustavo Vidal, Mirelle Camargo e Juliane Fuganti, diretores de espaços culturais; Maitê Schneider, Luis Melo e Raquel Rizzo, atores; Alice Ruiz, poeta; e Ieda Godoy, empresária.
Ao presenciar a concretização de mais um projeto de residência, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, diretor do MCAA, enxerga na residência artística a oportunidade de também valorizar grandes talentos paranaenses. “O projeto da H-AL foi totalmente inovador, trazendo moda autoral, arte e cultura paranaense. Mostrando esse diferencial que a gente tem, nossos artistas, nossos produtores, nossos criadores e um prestígio muito grande do público. Um dia de alegria.”, ressaltou ele.
Para a dupla, o desfile é a concretização de anos de aprendizado. “Desde que a gente se conhece, a gente se fundiu. A nossa vida se fundiu, o nosso processo criativo se fundiu. E pela primeira vez a gente precisou se distanciar para realizar esse trabalho. Então pra gente, ter oportunidade de fazer sozinho significa que você está vendo aqui o extrato do que cada um acredita de verdade como moda”, destacou Alexandre. Para Tiffany, o resultado é o ápice, até agora, da dupla: “O mais importante desse processo todo, é que os 18 anos da H-AL representam o amadurecimento. E o nosso amadurecimento foi a individualidade”.
A atriz Carolina Schaeffer, que esteve pela primeira vez no MCAA, contou que desfilar tornou o momento ainda mais especial. “Eles queriam que apresentássemos um conceito de desfile como se estivéssemos segurando o tempo. Foi muito legal, porque você tem que entrar na vibe, ainda mais usando um vestido volumoso que chamou a atenção das pessoas. Achei que todos amaram e amei a experiência”, completou ela.
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – O projeto de residência artística é uma iniciativa da Academia Alfredo Andersen para estabelecer um espaço de aperfeiçoamento e trocas de experiências com artistas, produções e projetos nas artes visuais. Os artistas convidados a participarem do período de residência permanecem no Ateliê do Complexo Andersen geralmente por um mês, desenvolvendo suas linhas de pesquisa.
Desde 2019, a residência já recebeu artistas nacionais e internacionais que, além da criação própria, também abriram oficinas e workshops para compartilhar seus conhecimentos com o público, demonstrando o comprometimento com a divulgação de educação artística.