Grande nome das artes visuais, Rettamozo é o novo residente do Museu Casa Alfredo Andersen 14/10/2022 - 16:01

Durante 30 dias o ateliê do Museu Casa Alfredo Andersen será morada para o universo de Luiz Rettamozo, o Retta. O artista múltiplo estará em residência artística no museu no período de 17 de outubro a 15 de novembro.

Dentro do tempo e espaço da residência, Rettamozo diz estar disposto a criar coisas novas em rumo ao desconhecido, e ainda afirma que essa jornada é o “carinho das pedras”, e seu interesse “do que é misterioso” o leva a dar conexão e sentidos ao fazer a sua arte.

“Toda a intenção de estar vivo é o trabalho do Rettamozo”, diz o novo residente do Andersen, que tem o humor e o caos como características em seu processo performático e multidimensional de criação.

Luiz Gustavo Vidal, diretor do Museu Alfredo Andersen, destaca a importância do artista. “É um grande nome. É supercriativo, participou de várias peças publicitárias e artísticas na cidade de Curitiba, uma pessoa conhecida do meio, que trabalhou com grandes ícones, como Paulo Leminski."

Entregue ao imprevisível, Rettamozo produzirá em cima de um diário de bordo, um livro em branco a ser preenchido com traços, percepções, projetos, ideias e criações. Ao final da residência, o livro será entregue ao Museu, incorporando o acervo da instituição.

Vidal aponta a importância do projeto de residência artística do Museu, por ser um processo que “soma nas artes visuais, mostra que a arte também é viva, tem pele, tem seres humanos que produzem e criam”.

Durante o período de residência técnica, visitantes e alunos da Academia Alfredo Andersen poderão interagir com Rettamozo, sendo possível encontrar, conversar e ver a produção de um dos grandes nomes da produção artística paranaense.

Ouça na íntegra o depoimento de Luiz Gustavo Vidal:


SERVIÇO:
R. Mateus Leme, 336 Centro – Curitiba
Terça a sexta-feira das 9h às 18 horas. Sábados e domingos das 10h às 16 horas.
Entrada gratuita.