Lina Iara Otto em vídeo do Solar do Rosário feito em 2013. 24/05/2016 - 12:10

A Secretaria de Estado da Cultura lamenta a morte da artista plástica Lina Iara Otto, falecida no último sábado (21/05). Lina foi aluna do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) e também professora do Museu Alfredo Andersen. Ao longo de sua carreira, desenvolveu peças a partir de desenhos, aquarela e gravura.

Nascida em Curitiba, Lina formou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Começou sua carreira com o desenho publicitário, desenvolvendo o desenho artístico com o professor Luiz Carlos de Andrade Lima, e a técnica e arte da gravura com Fernando Calderari. Foi 1º lugar no Salão dos Novos de 1974 e, a partir daí, participou de inúmeras exposições.

A crítica de arte Adalice Araújo (1931-2012) escreveu em 1992: “Para Lina Iara Otto, o tempo inexiste. A saudade, os fragmentos do real, em sua simbologia, estão sempre presentes. Com uma linguagem poética, irônica e sutil ela faz uma releitura dos recursos das artes gráficas, do afiche ao nonsense. Faz na sua obra uma espécie de leitura semiótica da vida, dentro de uma visão muito feminista e intimista”.

Recentemente, o Solar do Rosário fez uma bela homenagem à Lina com um vídeo sobre a aritsta, destacando seu trabalho como aquarelista. Confira AQUI.

GALERIA DE IMAGENS