MCAA está com inscrições abertas para cursos no 2º semestre 17/07/2019 - 16:00

São 36 opções de oficinas e 844 vagas para cursos de arte voltados tanto para artistas experientes quanto para iniciantes

A Academia Andersen, espaço de cursos de arte do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), está com inscrições abertas para suas oficinas do 2º semestre — são 36 opções de cursos, desde os tradicionais, como cerâmica e pintura, passando por fotografia, aquarela e arte urbana, até novidades como desenho de figura humana com modelo vivo, criação de jogos não-digitais e desenho para vestibular. As aulas começam dia 5 de agosto de 2019. A idade mínima para participar é 16 anos.

Inscrições para cursos do 2º semestre estão abertas; na foto, aulas de cerâmica.

Uma das aulas mais tradicionais, o curso de cerâmica é ofertado nos três períodos.

No total, são 844 vagas em horários pela manhã, tarde e noite e aos sábados pela manhã (confira aqui a grade completa); os interessados devem se inscrever pessoalmente até o dia 2 de agosto na secretaria do MCAA (Rua Mateus Leme, 336 – Centro), de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18 horas, levando cópia da carteira de identidade ou de motorista, comprovante de endereço e o valor da primeira mensalidade. O investimento é de R$ 100 mensais (com exceção dos cursos de gastronomia artística e serigrafia artística, cujo valor é de R$ 200).

Cursos gratuitos

Neste semestre, outra novidade são três cursos totalmente gratuitos abertos para a comunidade: fotografia para cegos e pessoas com baixa visão (com duas turmas nas sextas-feiras e aos sábados), roda de leitura, e videoarte para iniciantes. Esta é também a primeira vez que essas oficinas são ofertadas no MCAA, e somam 75 vagas no total.

O diretor do MCAA, Luiz Gustavo Vidal, salienta o crescimento do número de cursos e vagas: a ampliação foi de três cursos de 2018 para 36 este ano. "Essa oferta diversificada de cursos, que abrange diversas áreas artísticas, faz com que a Academia Andersen consiga atender a um público mais plural; dessa forma atingimos um número maior de pessoas, de faixas etárias – enfim, conseguimos atender a comunidade de uma maneira ampla."

Além disso, a Academia Andersen também traz outros diferenciais em relação ao mercado: nas turmas de fotografia, por exemplo, não há necessidade de o aluno ter uma câmera profissional para participar, o que facilita a participação de interessados. É o caso da aluna Andrea Beja. "Isso foi um incentivo para fazer o curso", diz. Outra participante, Simone Avelleda, elogia o custo/benefício das aulas. "Os cursos de fotografia são muito caros. Sempre quis fazer mas não cabia no bolso. Aqui é super acessível."

Mais novidades

Seguindo a ideia de diversificar cada vez mais a grade de cursos, a Academia Andersen traz as oficinas de criação de jogos não-digitais, desenho para vestibular e desenho de figura humana com modelo vivo – curso que retoma uma tradição importante dentro do estudo das artes visuais.

Serviço:

Cursos da Academia Andersen | 2º semestre de 2019

Inscrições abertas até 2 de agosto de 2019

Valores: R$ 100 mensais (exceto gastronomia artística e serigrafia artística, cujo investimento é R$ 200). Pagamento em dinheiro ou cheque.

Cursos gratuitos: fotografia para cegos e pessoas com baixa visão, roda de leitura, e videoarte para iniciantes (75 vagas).

Horários das aulas: manhã, das 9h às 11h45; tarde das 14h às 17h e noite das 18h30 às 21h45. As aulas ocorrem 1 vez por semana.

Como se inscrever: pessoalmente no Museu Casa Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336 – Centro), de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Documentos necessários: cópia do RG ou carteira de motorista, comprovante de endereço e o valor da primeira mensalidade.

Classificação: a partir de 16 anos.

Grade completa: confira AQUI os dias e horários de todas as oficinas.