Memórias em acervo: descendentes reencontram pintura da tataravó no Museu Casa Alfredo Andersen 24/03/2025 - 16:39

No dia 18 de março, a equipe do Museu Casa Alfredo Andersen recebeu uma solicitação inusitada. Duas visitantes estavam em busca da pintura de sua tataravó. O retrato de “Maria Josepha de França Pimpão”, tataravó das primas Suely Regina de Almeida Guernieri e Carmen Lúcia de Almeida, foi encontrado após anos em que os descendentes de Pimpão não localizavam esta relíquia familiar.

A juíza aposentada Carmen decidiu na manhã do dia 18 de março, seu aniversário de 76 anos, ir atrás da confirmação de um mito familiar: que o antigo retrato de sua tataravó, pintada pelo artista Alfredo Andersen, havia sido doado ao Museu Casa Alfredo Andersen. Carmen afirma que havia visto o quadro quando era muito nova, na fazenda da família no interior de Santa Catarina. Porém, “depois de um desentendimento familiar, minha avó decidiu que doaria o quadro para o museu do artista que havia pintado nossa tataravó. Depois disso, nunca mais ouvimos falar dele, era um mistério”, afirma Carmen.

Assim, ao despertar, Carmen decidiu que passaria seu aniversário procurando tesouros do passado. Foi então que ligou para sua prima Suely, artista plástica que compartilhava com ela a vontade de reencontrar o quadro, e pediu que a acompanhasse ao museu. “Não tínhamos muita esperança, mas decidimos tentar.” diz Suely.

Ao chegarem no MCAA, perguntaram sobre o retrato à coordenadora de acervo e pesquisa, Maria Cristiane Kusmann, que prontamente se recordou das características físicas da mulher ditada pelas primas. Primeiramente, descobriram o retrato no livro de pinturas de Alfredo Andersen, e ficaram comovidas. Após consulta no acervo do Museu, também foi possível mostrar o quadro físico, restaurado e cuidado. “Ao vermos nossa tataravó ali, várias memórias começaram a ressurgir, e ficamos emocionadas ao encontrar o quadro em tão bom estado”, disse Carmen.

Segundo Maria Cristiane, a equipe se sentiu grata em participar desse momento de valorização da história da família Pimpão. “Quando chegou aqui, Carmen disse que achar o quadro seria o presente de aniversário que ela tanto queria. O resgate da memória da família só foi possível pelo trabalho de preservação que o museu executou. Ficamos muito felizes em testemunhar a redescoberta familiar de um dos poucos registros desta mulher”, disse ela.

SOBRE A PINTURA — Feita em 1915 com tinta a óleo, o retrato de  Maria Josepha de França Pimpão possui a assinatura completa de Alfredo Andersen no canto superior esquerdo, algo que não é comum em todas as pinturas do norueguês. O retrato foi doado ao museu em 1979 e, apesar de sua descrição conter “retrato de mulher idosa”, após a visita de Carmen e Suely foi descoberto que Maria Josepha deveria ter cerca de 40 anos quando o retrato foi feito. A expressão séria, vestimenta escura e diversas marcas retratam a realidade de uma mulher em um contexto rural, mãe de 13 filhos.

ACERVO — O setor de pesquisa e acervo tem a finalidade de guardar, preservar e divulgar o trabalho e a vida de Alfredo Andersen. O objetivo é preservar a memória da história da vida de Andersen e de pessoas que tiveram alguma relação com ele. O atendimento do setor é aberto de 2.ª a 6.ª feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. Pesquisas e consultas ao acervo do MCAA podem ser agendadas pelo e-mail setordepesquisamaa2@gmail.com. 

 

GALERIA DE IMAGENS