Museu Casa Alfredo Andersen recebe bate-papo sobre fotografia de rua e antropologia 02/04/2024 - 18:05

Nesta quarta (3), às 20h30, o residente artístico do Museu Casa Alfredo Andersen, Wagner Melo, abre o ateliê para o bate-papo “Fotografia da cidade, fotografia na cidade: vivências, pesquisa de campo e expografias”, entre ele e o antropólogo Cauê Krüger, que compartilha a curadoria das fotografias de rua, expostas durante o evento.

A conversa sucede uma exposição única de fotografias de Melo, cuidadosamente escolhidas por Krüger. Após a exposição das obras, a dupla reflete sobre como diversos fotógrafos têm a antropologia como grande influência em seu processo criativo, bem como antropólogos validam por imagens e fotografias suas pesquisas e atuações.

“Fotógrafos têm utilizado suas lentes para capturar não apenas imagens estéticas, mas também aspectos culturais, sociais e históricos das comunidades em que vivem”, afirma Melo. “Por outro lado, antropólogos têm recorrido à fotografia como uma ferramenta poderosa para documentar e compreender a diversidade cultural, os rituais, as práticas cotidianas e as transformações das sociedades ao longo do tempo”.

É nesse contexto que o trabalho de Melo se destaca ao explorar a fotografia de rua como uma forma de contar histórias, revelar subjetividades e provocar reflexões sobre o espaço urbano e suas dinâmicas sociais. O bate-papo segue a intersecção entre arte, antropologia e cidade, temas recorrentes na residência artística do fotógrafo.

Serviço:

Bate-papo “Fotografia da cidade, fotografia na cidade: vivências, pesquisa de campo e expografias”
Data: quarta-feira (03) – às 20h30
Local: Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336, Centro – Curitiba
Entrada livre e gratuita

GALERIA DE IMAGENS