Museu Casa Alfredo Andersen recebe oficina sobre Plano Diretor de Curitiba 03/12/2025 - 17:07
Nesta sexta-feira (5), às 14h, o Museu Casa Alfredo Andersen recebe a oficina livre “Do Museu às Ruas: a Arte e o Espaço da Cidade”, ministrada pela arquiteta Lia Carnasciali e apoiada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A pauta principal é a inserção do viver cultural no Plano Diretor da cidade.
Durante as três horas e meia de oficina, os participantes irão discutir e refletir sobre como aproximar o planejamento urbano da arte, sensibilidade e vivências que moldam o cotidiano de Curitiba. A ideia é criar um debate sobre como a arte ocupa e transforma o espaço local, explorando percepções sobre cidade e cultura. No fim, a oficina contribuirá para um Plano Diretor que reconheça a potência criativa da cidade.
A arquiteta e urbanista Lia Carnasciali, atuante na Diretoria de Planejamento Urbano do Ippuc, irá ministrar a oficina. Para ela, que faz parte da equipe de revisão do Plano Diretor como líder do pilar de Participação, esse momento é importante para construir um planejamento mais democrático. “As oficinas livres servem para ampliar o processo participativo da revisão do Plano Diretor de Curitiba, possibilitando que grupos, coletivos, entidades e/ou outras organizações contribuam com o debate relacionado a seus temas de interesse, apontando desafios e propostas”, explica Lia.
Por isso, o Museu Casa Alfredo Andersen foi escolhido para acomodar a oficina. Segundo a arquiteta, o MCAA é um espaço que transcende o papel tradicional de um museu, materializando uma inspiração para futuros projetos para a cidade. A Casa valoriza a preservação do legado de Alfredo Andersen, que estabeleceu tantas relações entre arquitetura, arte, história e cultura. Além disso, o caráter formativo, promovido pela Academia Alfredo Andersen, torna a experiência artística democrática e acessível a todos.
PLANEJAMENTO URBANO - O Plano Diretor da cidade existe desde 1966, e surgiu como necessidade para organizar e otimizar a cidade que vinha crescendo de maneira desordenada. Hoje, o Plano Diretor é uma exigência legal para a obtenção de recursos federais e internacionais e orienta o gestor público na tomada de decisões sobre transporte, moradia, meio ambiente, uso do solo, saneamento, mobilidade e infraestrutura.
Ele ajuda a garantir serviços e políticas públicas que promovessem qualidade de vida e desenvolvimento urbano sustentável. A pauta cultural é um dos temas debatidos para os próximos 10 anos, por isso a importância de momentos como a oficina. A entrada é gratuita mas com vagas limitadas através de inscrição.
Serviço
Oficina Livre “Do Museu às Ruas: a Arte e o Espaço da Cidade”
Data: 05 de dezembro
Horário: 14h
Local: Museu Casa Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336)
Entrada gratuita



