Páscoa com museus abertos no feriado: confira os horários dos espaços 16/04/2019 - 17:00

Os espaços museológicos da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) abrem em horário especial durante o feriado de Sexta-Feira Santa e a Páscoa — quem está de folga em Curitiba, ou veio turistar na cidade, tem como opção visitar exposições como "História sem fim: o pensamento revolucionário de Adalice Araújo", no hall da Seec; "Revisitando Curitiba", no Museu da Imagem e do Som Paraná (MIS-PR), entre outras.

Detalhe da exposição permanente sobre a vida e obra de Andersen.

Quem passar pelo MIS-PR poderá revisitar Curitiba de décadas passadas na mostra que reúne 28 fotografias do acervo do museu, que retratam a história e a transformação da cidade durante as décadas de 1920 e 1950. As imagens integram coleções como a dos fotógrafos Guilherme Glück e Jesus Santoro. Além da exposição, há ainda a coleção tridimensional do museu, composta por rádios, radiolas, toca-discos, moviolas, câmeras fotográficas e projetores.

O hall da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) também abre ao público de quinta-feira (18) a sábado (20) com a mostra "História sem fim: o pensamento revolucionário de Adalice Araújo". Com produção do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), a exposição retrata a vida e obra da crítica paranaense, além de expor obras de artistas mulheres sobre as quais Adalice escreveu.

No Museu Paranaense (MP), outra mulher é a protagonista do espaço: a mostra “Em foco: Iria Corrêa” reúne obras do acervo e coleção particulares da artista considerada a pioneira da pintura no estado, além de objetos pessoais e uma fotografia pouco conhecida de Iria. No prédio histórico estão expostas: “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “A cidade e suas ruas: retratos dos personagens de Curitiba”, o circuito “Ocupação do Território Paranaense”, entre outras mostras.

Quem for ao Museu Oscar Niemeyer (MON) pode visitar as exposições: “O que é original? Marcelo Conrado”, “Ivens Machado – Mestre de Obras” e “Oferenda – Guita Soifer”. A primeira traz uma exposição inédita de Marcelo Conrado, onde o artista, com 20 fotografias e 13 pinturas em grandes formatos, instiga uma discussão sobre o conceito de autoria na arte contemporânea.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) apresenta a exposição “Tempos Sensíveis”, na sala oito do MON (a sede do centro está temporariamente fechada para reforma e restauro). Com a curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne 96 obras de 79 artistas, entre eles Livio Abramo, Carlos Zilio, Käthe Kollwitz, Poty, Carina Weidle, Luciano Zanette, entre outros.

Reaberto ao público no final de 2018, o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) passou por obras de restauro e foi totalmente remodelado. O público pode conferir de perto o espaço onde morou o artista norueguês Alfredo Andersen, e contemplar parte de sua obra, além da exposição “in situ/em trânsito”, que tem curadoria de Eliane Prolik e Adolfo Montejo Navas. A mostra apresenta um conjunto de 33 pinturas a óleo, 32 desenhos, além de fotografias, documentos e objetos da escola-ateliê do artista.


Já no Museu do Expedicionário (MEXP) é possível ver a exposição permanente que retrata a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de um vasto material histórico com fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações, peças e documentos.

Confira o horário de funcionamento dos museus da SEEC:

Páscoa com museus abertos no feriado




Serviço

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.

Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113. Curitiba-PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.

Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.

GALERIA DE IMAGENS