Programação especial celebra 160 anos de Alfredo Andersen, mestre da pintura paranaense 29/10/2020 - 17:02

No próximo dia 3 de novembro, Alfredo Andersen completaria 160 anos. E para celebrar a data, o complexo Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), que abriga o museu e a academia de artes que leva o nome do artista, em conjunto com a Sociedade de Amigos de Alfredo Andersen organizaram uma série de eventos para lembrar a sua relevância histórica e celebrar o legado deste importante ícone da arte paranaense e brasileira.

A programação começa no dia 2, com a abertura oficial da Semana Andersen 2020 e o lançamento de um selo comemorativo ao emigrante norueguês. E segue com atividades diárias até o dia 6, quando será inaugurada a exposição dos alunos “Vista da Janela” em homenagem a uma de suas mais famosas pinturas, a qual retrata o bairro curitibano do Alto da Glória a partir da janela de seu ateliê. A programação completa segue abaixo.

“Se hoje o Paraná produz arte contemporânea com muita qualidade, isso se deve muito à obra de um pioneiro: Alfredo Andersen. Ele foi um dos responsáveis pelo lançamento das bases para que, dentro de um processo cultural, se desenvolvesse no Paraná uma infraestrutura para uma metodologia do ensino da arte e do fazer artístico, inclusive deixando diversos discípulos que também fizeram história na pintura”, explica Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, diretor do MCAA.

Biografia – Alfredo Andersen nasceu em Kristiansand na Noruega em 1860 e completou sua formação artística na Dinamarca. Apesar de conhecido na Europa, optou viver no Paraná. A partir de 1892, em Paranaguá; e mais tarde, em 1902, em Curitiba.

Foi professor em colégios particulares e deu aulas em seu próprio atelier, formando uma geração de artistas paranaenses, como Lange de Morretes, Freyesleben, Estanislau Traple, Ghelfi, Koop, e Theodoro De Bona, entre outros.

Considerado o pai da pintura paranaense, foi um dos mais talentosos e emotivos intérpretes da gente e da paisagem do Estado do início do século 20. E sua importância para a cultura local é tão significativa que, no ano de 1959 foi inaugurado, em Curitiba, um museu que leva seu nome, sendo o único museu dedicado a um norueguês fora de seu pais de origem.

Programação:

Dia 02/11 –  No perfil do Instagram @museucasaalfredoandersen: abertura da Semana Andersen 2020, com o lançamento do “Selo Comemorativo 160 anos de nascimento de Alfredo Andersen”.

Lançamento de proposta “#CompartilhaAndersen” em redes sociais, chamada para participação do público com postagens de obras do artista e experiências com o espaço Museu e Academia Andersen.

Vídeo da atriz Sandra Gutierrez declamando a poesia “Melancolia”, sobre obra: Rocio

03/11 – Menção Honrosa da Câmara dos Vereadores por Julieta Reis, em homenagem ao pintor Alfredo Andersen. Pronunciamento da Sessão plenária assembleia Legislativa do Paraná, pelo Deputado Rubens Recalcatti. Vídeo do governador Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu, sobre a relevância de Andersen para o Estado.

04/11 – Live: Bisnetos de Andersen – Bate papo com os bisnetos do pintor, Wilson Andersen Balão e Dirceu Andersen Júnior, juntamente com o diretor do MAA, Luiz Gustavo Vidal e a mediadora Maria Ângela Marques. Horário: 17h.

Onde assistir: facebook.com/acpdigital e no canal youtube.com/c/acpprdigital

05/11 – No perfil do Instagram @museucasaalfredoandersen: Divulgação das cinco obras imperdíveis do Acervo de Alfredo Andersen (TOP 5).

06/11 – No perfil do Instagram @museucasaalfredoandersen: Abertura da Exposição “Vista da Janela”, no espaço expositivo da Academia Andersen.

Serviço:

Semana Andersen 2020