Rede de Informações Museus Paraná é convidada a integrar plataforma nacional de acervos digitais 16/05/2016 - 15:34

A coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Paraná (COSEM), Karina Muniz Viana, e a diretora do Museu Alfredo Andersen (MAA), Débora Russo, estiveram no Rio de Janeiro, de 10 a 12 de maio, participando do encontro do Projeto Tainacan + Acervo, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O projeto prevê a implantação de uma plataforma digital capaz de agregar acervos culturais das mais diferentes origens e tipologias. A tecnologia ainda está em fase de testes com museus federais e da Superintendência de Museus do Rio de Janeiro. O Paraná foi convidado a vincular a Rede de Informações Museus Paraná, que agrega os acervos de museus em todo o Estado, nessa grande estrutura online nacional.

As reuniões temáticas aconteceram no Museu Histórico Nacional, no Museu de Astronomia e Ciências Afins e na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Visitas técnicas
Dentro da agenda prevista, as dirigentes da COSEM e do MAA, ligados à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), estiveram no Museu de Arte do Rio (MAR) buscando um diálogo mais aproximado com as ações educativas exploradas nesse importante equipamento cultural. E na FCRB com o objetivo de trocar experiências no âmbito do conceito de “Museus-casa”, bem como a proposição de cooperação técnica entre a Fundação e o Museu Alfredo Andersen.

Essas ações fazem parte do processo de sistematização e potencialização do diálogo do Sistema Estadual de Museus do Paraná com o cenário nacional.

GALERIA DE IMAGENS