Secretaria da Cultura promove o Mês das Mulheres 07/03/2019 - 17:10

Abertura será nesta sexta-feira (08/03), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som do Paraná com a mostra de filmes Cinema de Mulheres

Artistas plásticas, cineastas, escritoras, fotógrafas, dançarinas, ceramistas, artesãs. A programação do Mês das Mulheres da Secretaria de Estado da Cultura destaca trabalhos importantes de mulheres protagonistas das artes no Paraná. Do pioneirismo da pintora Íria Correia em meados do século XIX à arte contemporânea da artista Geórgia Kyriakakis. Do olhar sensível da fotógrafa Adriana Andrade ao trabalho do coletivo de multiartistas negras Ero Ere. Confira a programação completa AQUI.

“A programação busca retratar a mulher não apenas como tema, mas, principalmente, como agente cultural, criadora e responsável por suas próprias narrativas”, comenta a diretora de cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

A mostra de filmes Cinema de Mulheres dá início à programação e marca a abertura oficial do evento nesta sexta-feira (08/03), às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) com exibição de O espelho de Ana, de Jessica Candal, e do curta Lírion, de Camila Macedo. Durante todo o mês serão exibidas obras nacionais e estrangeiras dirigidas por cineastas mulheres, sempre terças e quintas, às 15h, no miniauditório do museu.

O espelho de Ana, de Jessica Candal, abre a mostra Cinema de Mulheres do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e também a programação do Mês das Mulheres nesta sexta, dia 8 de março, às 19h.


Ainda no dia 8 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) conduz uma visita mediada pela exposição Luz = Matéria, que reúne cerca de 200 obras de artistas do acervo. O percurso será realizado por obras de artistas mulheres que estão na mostra. No mesmo dia ocorre uma oficina de autorretrato em stêncil chamada Tenho a mim mesma. As atividades serão conduzidas pelo Educativo do MON.

Obra de Didonet Thomaz da mostra Luz = Matéria em exposição no Museu Oscar Niemeyer.


No dia 12 de março, às 10h, o Museu do Expedicionário (MEXP) abre a exposição fotográfica Sobre Vivências: um olhar feminino sobre o Haiti, da jornalista Daiane Andrade.

Os figurinos de personagens femininas marcantes que passaram pelo Teatro Guaíra, como a Julieta, de Romeu e Julieta; Beatriz e Lily Braun, de O grande circo místico; e a pequena Clara de O Quebra-Nozes compõem a mostra do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) que ocorre de 12 a 24 de março. A exposição fica aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 17h, com visitas guiadas em dois horários: 10h30 e 15h30.

O Museu Paranaense (MP) inaugura no dia 27 de março, às 19h, mostra com obras da precursora das artes no Paraná, a parnanguara Íria Correia, que fez sua carreira artística em meados do século XIX. Ainda no MP, a exposição Ero Ere: artistas negras propõe a valorização da arte e seu vínculo ideológico, afetivo e ancestral em diferentes técnicas; a exposição permanece até o dia 31 de março.

Obra Mulher Desconhecida de Íria Correia, uma das precursora das artes no Paraná. O Museu Paranaense abre exposição com obras da artista no dia 27 de março.


No dia 28 de março, às 19h, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) apresenta desenhos e pinturas de crianças e adolescentes em situação de rua, fruto do trabalho da ONG Transforme Sorrisos.

Em A razão da paisagem, a artista Geórgia Kyriakakis apresenta uma instalação com mesas suspensas que desnorteiam o centro de gravidade aliada a um conjunto de fotografias que demarca a ação do vento em árvores. A mostra está em cartaz até o dia 31 de março no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA).

Exposição A razão da paisagem, da artista Geórgia Kyriakakis fica em cartaz no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) até 31 de março.


A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) distribui durante o mês de março, marcadores de livros com imagens de três grandes escritoras: Ana Cristina César, Helena Kolody e Virginia Woolf.

O encerramento do Mês das Mulheres será no dia 30 de março, às 11h, com a abertura de uma exposição em homenagem à historiadora e crítica de arte Adalice Araújo reunindo material de arquivo e pesquisa do MAC-PR, além de obras relacionadas à sua produção crítica. A mostra será no hall da Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço
Mês das Mulheres
De 8 a 31 de março de 2019
Programação completa: CLIQUE AQUI

GALERIA DE IMAGENS